AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Identificando a psique humana

 

Conhecer o âmago do ser humano auxilia nos processos de adequação às novas funções.

Uma Avaliação Psicológica é composta pela aplicação de uma bateria de testes psicológicos, aliada a realização de entrevistas individuais, também denominadas de anamnese. O resultado desta avaliação é fornecido por intermédio de um laudo psicológico, elaborado exclusivamente por profissionais com formação em Psicologia, cujo modelo é definido pela contratante, conforme as necessidade e prioridades empresariais.

Tipos de Testes

 

Raciocínio Lógico: Consiste da avaliação das aptidões intelectuais do profissional avaliado, incluindo, além do seu raciocínio lógico, habilidade matemática, capacidade analítica, facilidade na tomada de decisões e soluções de problemas.

Atenção Concentrada: Consiste na avaliação do seu nível de concentração e foco em uma determinada tarefa, bem como sua capacidade em lidar com atividades que exijam minúcias e detalhes. 

Atenção Difusa: Consiste na avaliação da sua capacidade em lidar com atividades multidisciplinar simultaneamente.

 

Personalidade: Consiste na compreensão e identificação de alguns aspectos marcantes da personalidade do indivíduo. 

Inventário de Competências: Consiste em fazer um levantamento do CHA de cada profissional avaliado.
 

Resultados de uma Avaliação Psicológica

 

Todos os testes são analisados por psicólogos, devidamente cadastrados no CRP (Conselho Regional de Psicologia); os resultados desses testes são compilados, e gerado um documento denominado de Laudo Psicológico, podendo este ser sintético ou analítico, de acordo com a necessidade da empresa.

Tipos de Laudos

 

Laudo Objetivo Sintético: Consiste da avaliação das aptidões testadas, expressa nas categorias Superior, Média Superior, Média, Média Inferior, com uma conclusão simples sobre o candidato considerado apto ou não ao exercício da atividade proposta.

Laudo Analítico Sintético: Consiste da avaliação e classificação das aptidões testadas, expressas nas categorias Superior, Média Superior, Média, Média Inferior, acrescida de uma síntese das qualificações intelectuais , comportamentais e uma descrição mais detalhada dos aspectos de personalidade.

Laudo Analítico Completo: Consiste da mesma avaliação e classificação anteriormente descritas, e conta a mais com os dados colhidos da entrevista, experiência profissional, situação familiar, autoavaliação, interesses, motivação, aspectos pessoais e liderança, etc.

Laudo Analítico Completo Comportamental: O benefício desta ferramenta para o negócio está na possibilidade de conhecer as características, habilidades e atitudes de cada colaborador frente ao perfil da empresa como um todo comparando com perfil ideal para o cargo a ser ocupado. Com essa ferramenta, decisões criteriosas em relação à retenção e ao desenvolvimento dos colaboradores poderão ser implantadas de forma alinhada aos objetivos estratégicos da empresa e das equipes.

 

 

Benefícios da Aplicação de Avaliações Psicológicas

 

Novos Funcionários: garantir maior aderência do profissional ao cargo, identificando além das suas habilidades, capacidades e potencialidades, aspirações, como também comportamentos arraigados, e necessidades de aprimoramento.

 

Funcionários Antigos: acompanhar o momento de vida de cada indivíduo, identificando sua evolução ao longo da sua jornada profissional, além das necessidades atuais e futuras.

ID-10021481.jpg

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________