PESQUISA DE AMBIÊNCIA

A empresa vista pela ótica do colaborador

 

Conhecer as impressões dos funcionários sobre a empresa permite o desenvolvimento de políticas de RH com foco interno.

Uma Pesquisa de Clima Organizacional, ou também chama de Pesquisa de Ambiência, identifica o nível de satisfação da equipe com relação à empresa e às condições oferecidas pela mesma, obtendo-se uma visão pela ótica do funcionário, sua percepção sobre a empresa em geral e seu índice de engajamento perante a organização.

 

Estas informações permitem à empresa adotar medidas que visem a melhoria dos pontos identificados, minimizando seus efeitos perante o corpo colaborativo.

Objetivo de uma Pesquisa de Clima Organizacional

 

O objetivo de uma pesquisa é fazer um levantamento da percepção dos funcionários, com relação aos fatores que afetam o índice de Qualidade de Vida no Trabalho, revelando o nível de motivação, engajamento, e satisfação com as políticas internas

 

Pessoas estressadas, frustradas, desmotivadas ou insatisfeitas sempre irão existir em qualquer organização, ao se avaliar o Clima Organizacional de uma empresa, é necessário enxergar o nível em que esses sintomas aparecem nas pessoas, principalmente em se tratando de grupos, e seus impactos na organização.

 

Relatório Comparativo

 

Da pesquisa, extrai-se um relatório final com um retrato da visão interna,  propondo medidas que possam amenizar os problemas identificados na pesquisa.

Metodologia Aplicada

 

A pesquisa é realizada por intermédio da aplicação de um questionário, que permite identifcar a percepção dos colaboradores relacionados a temas como: 

  • motivação pessoal
  • remuneração e benefícios
  • liderança
  • relacionamento interpessoal
  • comunicação interna
  • políticas internas
  • e outros aspectos específicos de cada organização

 

Confidencialidade das Informações

 

Importante destacar que todas as informações coletadas serão mantidas em total confidencialidade, respeitando o sigilo e o anonimato das pessoas envolvidas, possibilitando que sejam transparentes e sinceras em suas respostas.

 

 

Os Oito Elementos da Qualidade de Vida no Trabalho

 

  1. Remuneração: equilíbrio interno e externo
  2. Condições de Trabalho: infraestrutura
  3. Capacitação: desenvolvimento pessoal
  4. Carreira: crescimento profissional
  5. Estabilidade: segurança no emprego
  6. Diversidade: empresa livre de preconceitos
  7. Qualidade de Vida: equilíbrio entre vida, familia e trabalho
  8. Imagem: Como a empresa é vista no mercado
silhueta-meditacao-tranquilidade.jpg