PESQUISA SALARIAL

Desenvolvendo a Inteligência em RH

 

O conhecimento nas práticas adotadas pelo mercado permite ao gestor a tomada de decisões mais assertivas.

pesquisa salarial é uma prática muito utilizada pelas empresas. Trata-se de um estudo sobre a competitividade salarial e dos benefícios concedidos aos funcionários de uma empresa. Os dados obtidos nesta pesquisa são utilizados como base para a política salarial a ser adotada.

Premissas de uma Pesquisa

 

A premissa de Pesquisa Salarial é levantar dados sobre os planos de remuneração e benefícios aplicados nas empresas, utilizando como fonte de informações para a tomada de decisão no que diz respeito às políticas de Recursos Humanos, posicionando-se com base nas práticas de mercado, de acordo com sua visão estratégica em remuneração: conservadora, moderada ou arrojada.

 

 

Relatório Comparativo

 

Uma vez que obtido os dados das empresas convidadas, há compilação das informações, sendo entregue ao cliente e todos os envolvidos, um relatório estatísticos com base nos valores mínimos, médios e máximos obtidos.

 

Critérios para a Seleção das Empresas Participantes

 

Ao realizar uma pesquisa salarial é importante basear-se em alguns critérios chaves como: 

 

  • Porte da empresa: quantidade de funcionários x faturamento
  • Região e segmento de atuação
  • Organograma e nível de abrangência dos cargos
  • Políticas estratégicas em recursos humanos

 

Confidencialidade das Informações

 

As informações obtidas pelo projeto de pesquisa são compartilhadas entre todas as empresas participantes, mantendo a confidencialidade dos nomes das empresas envolvidas, garantindo o anonimato de todos que colaboraram com o projeto.

Resultados de uma Pesquisa Salarial:

 

Políticas de Remuneração: 

A pesquisa revela toda a política de remuneração em vigência nas empresas pesquisadas, incluindo a prática de remuneração variável como comissões, e bônus, pagamento de PLR, remuneração por competências, entre outras políticas existentes, 

 

Valores Salariais e Benefícios: 

Mostra os valores praticados pelas empresas participantes do projeto, dividido por cargos, incluindo valores mínimos, médios e máximos, encontrados na amostragem, além de toda a política de benefícios propostos.

 

Políticas e Procedimentos de Gestão em RH: 

Em algumas pesquisas os dados podem se estender a toda estratégia de gestão em RH, incluindo políticas carreira, metodologias aplicadas ao recrutamento, seleção, treinamento, administração de pessoal, entre outras.