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Não Treinar, Se Possível
 
Data: 08/07/2009
Por: Sebastião Guimarães


Sobre o assunto, a norma ISO 10015  a seguinte orientação:



4.2.6 Identificação de soluções para eliminar as lacunas de competência

As soluções propostas para eliminar as lacunas de competência podem ser os treinamentos ou outras ações tais como a reformulação dos processos, recrutamento de pessoal treinado, terceirização, melhoria de outros re cursos , redução da rotatividade  e modificação dos procedimentos de trabalho. 


Reformulação dos processos

Com base em estudos e pesquisas, hoje sabemos que 85% dos problemas são oriundos dos processos e que apenas 15% são oriundos das pessoas. Estes dados deixam be m c lara a questão da eliminação das lacunas. Se um processo estiver mal estruturado, apresentando falhas que comprometem o resultado final, a melhor solução é sua reformulação e, e m c asos mais específicos, sua eliminação. Pouco ou nada adiante treinar pessoas para desenvolver um processo que, comprovadamente, é considerado falho e mal estruturado.

Sobre a importância da melhoria dos processos e do desenvolvimento de pessoas, Dieter Kelber, diretor - executivo do Insadi (1), cita, com frequência, a seguinte frase: “Quer melhorar as pessoas? Invista nos processos. Quer melhorar os processos? Invista nas pessoas”. 


Recrutamento de pessoal treinado

É bom lembrar que recrutamento é uma fase anterior à seleção. Quando pensamos em recrutar uma pessoa treinada para desenvolver determinada atividade, temos, também, que pensar onde poderemos encontrá - la. Como os hadhuters, os profissional de RH também devem ter a competência necessária para recrutar, selecionar e contratar pessoal treinado. 

Terceirização (outsourcing)

A terceirização está muito relacionada com a questão da competência. Os bancos, por exemplo, terceirizaram os serviços de segurança porque não conseguiam desenvolver esses serviços co m c ompetência. Com a terceirização, os bancos deixaram de treinar os seguranças, que passaram a ser  treinados, pelas empresas terceirizadas. Com a terceirização, os bancos provavelmente não economizaram, mas, certamente, conseguiram um serviço de segurança muito melhor. Um erro crasso é, portanto, terceirizar determinada atividade com o único objetivo de “fazer economia”. A terceirização bem sucedida é aquela que tem por objetivo assegurar maior eficiência e eficácia. 


Redução da rotatividade

Um treinamento dado a funcionários que, pouco tempo após, saíram da empresa, pode ser considerado um mau investimento? Será que os funcionários saíram da empresa porque foram treinados? Ou será porque o chefe não lhes dava apoio; ganhavam muito menos do que mereciam; enfim, teriam eles motivos que desconhecemos?

Altos índices de turnover, freqüentemente, têm várias origens e várias soluções, que somente podem ser corretamente identificadas quando  desenvolvemos, todas as 6 etapas do processo de Definição das Necessidades de Treinamento. 


Modificação dos procedimento

De acordo com as normas de gestão, os procedimentos vitais para a sobrevivência e desenvolvimento das organizações devem ser documentados e continuamente melhorados.

Por uma simples questão de ordem, deve - se, primeiro fazer as modificações necessárias nos Manuais de procedimentos e validá - las. Somente, depois, e se for necessário, deve - se programar o treinamento das pessoas, para que desenvolva m c orretamente o procedimento que foi devidamente modificado. 


Melhoria de outros re cursos

Existe um número infindável de outros re cursos que, melhorados, vão aumentar a competência das pessoas, o que, muitas vezes, não se consegue com o treinamento ou somente com o treinamento.

Melhorar determinados re cursos tangíveis e intangíveis pode fazer uma grande diferença. A melhor definição das políticas da empresa, a melhoria das instalações e dos equipamentos, a valorização dos re cursos humanos através de campanhas de incentivo, apoio, valorização e reconhecimento, são exemplos de melhoria de re cursos que aumentam, de forma significativa, a competência da organização.


Mas, para saber qual é a melhor opção para eliminar as lacunas de competência deve - se, inicialmente, definir as necessidades da organização e, em seguida, definir as necessidades de treinamento.


É bom lembrar que a Definição das Necessidades de Treinamento - DNT é um processo mais eficiente e eficaz do que o tradicional Levantamento de Necessidades de Treinamento – LNT.


Como vimos, as empresas têm várias alternativas para eliminar suas lacunas de competência, e, certamente, o treinamento é uma delas.  E quando o treinamento é a melhor alternativa deve - se desenvolvê - lo de acordo com a norma ISO 10015, para que seja um investimento de alto retorno. 

Sebastião Guimarães


Referência Bibliográfica

1. http://www.insadi.org.br

 

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